20 de outubro de 2009 @ 03:54:00h

Se não 'guenta, por quê veio?


O Disney Channel transmitiu um ano atrás um show do Jonas Brothers. Apesar de ter assistido somente à parte final, foi suficiente para pescar uma afinação perfeita dos caras nas últimas três músicas. Isso seria algo bom se não fosse por um desleixado playback que, ao meu ver, eles não tiveram o mínimo problema em disfarçar: Nick e Joe se perderam na letra de duas músicas mas suas vozes saíram como se nada tivesse acontecido, e Kevin riu e não deu pra ouvir distorção nenhuma na voza música mas a voz dele saiu como se nada tivesse acontecido. Essa história de playback não deveria ter me surpreendido tanto já que o mundo pop atual sobrevive de Miley Cyrus, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale, assim como já sobreviveu de Backstreet Boys, 5ive e 'N Sync (a suprema-corte do playback no final dos anos '90), certamente, foi inesperado. Eu estava recém começando a respeitar os caras como músicos e presencio um dos maiores erros que uma banda em início de carreira mundial poderia cometer, e isso não fez eles subirem no meu conceito. Tenho conhecimento da existência da banda há uns três anos e de cara reconheci que eles tinham 2/3 do necessário para serem bem sucedidos: carisma e a perseverança, só que pra mim se falta um pingo de talento, já não vale a pena tremular a bandeirinha de fã. Não que seja o caso do JB, até acho que eles têm talento mas é inegável que escondem muito bem por debaixo dos panos do playback.

Isso não se faz, jamais. Tenho pena dos fãs que pagam esperando ouvir a banda ao vivo e acabam escutando o CD que têm em casa, sendo que a única diferença é que os caras da capa do disquinho estão em cima de um palco, saracoteando feito macacos que recém saídos da jaula ao invés de cumprirem com o que pregam. Acho que fiquei tão surpresa/indignada com o que vi porque, assim como milhares de outras gurias, me criei - literalmente - ouvindo o Hanson errando acordes, letras e desafinando. É tudo bem feito, bem vivo e bem AO vivo. Por um instante comparei esse show do JB com a performance do Hanson no Grammy de '98: um grande fiasco, merecedor das críticas ruins que teve. Dez anos depois, aqueles quatro minutos e pouco que eles tremeram em cima de um palco e erraram tudo o que poderiam ter errado, tocando pra centenas de artistas veteranos (muitos da lista são influência para a banda), virou um marco na carreira do Hanson. Como fã da banda há onze anos, digo tranquilamente que nunca, repito, NUNCA ouvi um playback deles sequer, ou fiquei sabendo que eles tenham feito isso algum dia. Desacredito que alguma banda, depois do desenvolvimento dos plugs, tenha feito isso e acho o cúmulo que ainda façam isso.

Pra quem não entendeu a razão da comparação, vou explicar: o JB é muito comparados com o Hanson, tanto pelos fãs de ambas as bandas quanto pela mídia. Até dá pra levar em conta que as duas bandas são compostas por irmãos que começaram cedo na música só que enquanto JB estão na metade do caminho, Hanson já deu a volta ao mundo umas quatro vezes. Não só Hanson, qualquer outra banda/artista que tenha a mínima noção do que estão fazendo. Independente do estilo e pra felicidade de muitos, incluindo a minha, a lista é vasta e só tende a crescer, basta trabalharem do jeito certo e lutarem pelas coisas certas. Não adianta nada uma banda ter músicas no topo da parada da Billboard, dos Top 10-40-50-100, receber ótimas críticas do último álbum lançado se não tem maturidade para dar o próximo passo, que é reproduzir esse tal álbum super aclamado para os fãs que tanto esperam por isso.



Obter sucesso hoje em dia é muito fácil mas ser descartável é mais fácil ainda, só se mantém quem sabe o que está fazendo e depois de hoje não sei se os irmãos Jonas estão conscientes disso, e sinceramente não quero saber (isso significa que não quero fãs de JB jogando pedregulhos em mim via e-mail caso cruzarem com esse texto). Talvez eu esteja errada e playback faça parte do contrato deles com a Disney, para não desgastarem as vozes já que trabalham mais como atores do que como músicos. Se o JB é forçado a fazer isso por questões contratuais, não significa que as coisas estejam menos piores para a carrreira deles. É uma pena, mas lá se vai uma banda com grande potencial que só precisava trabalhar com as pessoas certas para dar realmente certo. Apesar de tudo que foi dito, espero de coração que os Jonas aprendam com os erros que ainda cometerão, com os acertos que virão e que a carreira dos caras se consolide com o tempo. Os caras são capazes e além do mais, são exemplo de boa conduta. Depois do escândalo de Amy Winehouse e Britney Spears nos anos anteriores, o mundo da música está precisando de celebridades boa-pinta para tentar pôr um pouco de ordem, mesmo que consigam fazer isso por pouco tempo.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial